Psicóloga dá dicas para aumentar a saúde mental no novo ano que começa
Sandra Venturelli fala da importância de ter planejamento e pensamento positivo.
O ano de 2020 se despediu nesta quinta-feira (31), mas vai ficar marcado para sempre na história por tantas dificuldades e também pelos desafios. Mas 2021 chega com novas oportunidades. A psicóloga Sandra Venturelli dá dicas de como manter a saúde mental.
O primeiro ponto destacado por ela é a organização. A partir do momento em que a pessoa se organiza, ela consegue saber o que pode ou não fazer, sabendo os seus limites e possibilidade.
“Nós estamos em uma época em que as pessoas são muito imediatistas. É muito necessário ter um foco daquilo que eu quero. A gente sempre fala para colocar os objetivos na virada do ano, sobre o que eu quero, o que eu posso fazer. Avalia o que você quer tirar da sua vida e coloque projetos novos, como a perda de peso, parar de fumar, hábitos que eu não quero mais. É preciso ter um objetivo claro”, diz.
A psicóloga comentou ainda sobre a ansiedade. Ela destacou que o ansioso vive no futuro e, com a pandemia, os transtornos psicológicos aumentaram. Os sinais podem aparecer por meio de um coração trabalhando descompensado, uma arritmia, agitação motora muito grande, que geram sofrimento e angústia muito grandes.
“É bem difícil a gente virar o ano, ir para o ano novo com coisas velhas, mas temos a Covid voltando, algumas coisas permanecem, o que gera mais ansiedade ainda. É muito importante eu controlar os meus pensamentos, porque se eu visualizo algo como negativo, a tendência é eu me sentir mal. Tentar ver o lado positivo da situação, observar a vida de um modo mais realista possível”.
Confira a matéria completa e vídeo em: g1.globo.com
Fonte: G1.com