Início Tags Postagens marcadas com "Alimentação"

Alimentação

Na tentativa de evitar problemas de saúde devido aos efeitos colaterais de medicamentos durante o exercício, pesquisas com intervenções não-farmacológicas são um tema apropriado para ser explorado em pessoas que treinam frequentemente e para quem pretende iniciar um hábito mais frequente de exercícios.

 

Um composto promissor que tem recebido atenção é o abacate (Persea americana). Ácidos fenólicos e flavonóides foram encontrados em sementes de abacate, sugerindo um efeito de suporte na saúde cardiovascular.

Na tentativa de evitar problemas de saúde devido aos efeitos colaterais de medicamentos durante o exercício, pesquisas com intervenções não-farmacológicas são um tema apropriado para ser explorado em pessoas que treinam frequentemente e para quem pretende iniciar um hábito mais frequente de exercícios.

Um composto promissor que tem recebido atenção é o abacate (Persea americana). Ácidos fenólicos e flavonóides foram encontrados em sementes de abacate, sugerindo um efeito de suporte na saúde cardiovascular.

O estudo publicado na Scientific Reports teve como objetivo analisar os efeitos da ingestão de cápsulas de abacate antes do esforço sobre a recuperação após exercício, um procedimento que fornece estimativa acerca do risco do indivíduo sofrer complicações cardiovasculares. A pesquisa foi conduzida pelo Centro de Estudos do Sistema Nervoso Autônomo, da UNESP de Marília.

O estudo é um ensaio clínico, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, na intenção de fornecer maior confiabilidade nos resultados.

Foram analisados 16 mulheres. O cálculo estatístico indicou significância para essa amostra para uma população de mulheres entre 18 e 23 anos sem doenças.

Assim, as voluntárias foram excluídas caso apresentassem distúrbios cardiorrespiratórios, neurológicos, musculoesqueléticos, renais, metabólicos, endócrinos e outros problemas relatados que proibiam a conclusão bem-sucedida dos protocolos, os indivíduos em uso de medicamentos e tabagismo. Além disso, as voluntárias não participaram caso estivessem entre o 10º e 15º dias e entre o 20º e 25º dias do ciclo menstrual, a fim de evitar influência da fase lútea e folicular, respectivamente. Foram excluídas voluntárias sedentárias, inadequadamente ativas ou hiperativas avaliadas de acordo com o Questionário Internacional de Atividade Física.

O grau de estresse do corpo foi mensurado por meio da atividade eletroquímica da pele, ritmo do coração e pressão arterial.

leia mais: universoracionalista.org

fonte: Universo Racionalista

0 comentários
0 FacebookTwitterWhatsappEmail

Especialista do Sistema Hapvida fala sobre prevenção e cuidados em tempos de Covid-19

Ansiedade, alimentação desequilibrada e sedentarismo são algumas das consequências do impacto negativo que a pandemia do novo coronavírus trouxe para a sociedade, as quais também têm sido também as principais vilãs do ataque ao coração. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares ainda continuam sendo a principal causa de morte no mundo. Por este motivo, o cardiologista do sistema Hapvida, Dr. Railton Cordeiro, explica como manter a saúde do coração em dia.

Segundo o especialista, a prática regular de exercício físico, ter um sono reparador, em média sete horas por dia, manter o peso corporal, reduzir o percentual de gordura, controlar e aferir com frequência a pressão arterial, evitar o estresse, realizar os exames do coração com a periodicidade correta, e, sobretudo, ter uma alimentação equilibrada, livre de sal, gordura e açúcares – estes em excesso, são prejudiciais para as artérias do coração -, são dicas simples, mas fundamentais, de como ter uma vida saudável e longe dos riscos de doenças cardiopatas.

Mas antes de começar a praticar qualquer atividade física é recomendável a realização de exames médicos. O procedimento serve para detectar problemas que possam limitar, ou mesmo contra-indicar, a execução de determinados exercícios, e, ajudar o indivíduo a selecionar o tipo de esporte que melhor se adapta às suas necessidades e gosto pessoal. “A atividade física é um remédio, mas deve ser praticada com responsabilidade”, afirma Cordeiro.

Os exames médicos prévios são indispensáveis para as pessoas que desejam iniciar a prática de exercício físico, e também, para aqueles que levam uma vida sedentária. “A realização dos exames também é essencial para as pessoas afetadas por vários tipos de problemas, como, doença coronária, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, asma, dependência do tabaco, entre outras”, informa o especialista.

Atenção a alimentação

A alimentação balanceada é o segredo para quem deseja reduzir os fatores de riscos que comprometem a saúde do coração. “As pessoas precisam criar o hábito de incluir frutas, verduras e carnes magras em seu plano alimentar. É orientado também evitar alimentos preparados com farinha branca e ficar muitas horas sem se alimentar. A atenção ao colesterol, controle da glicose e do tabagismo também são medidas a serem adotadas por todos”, conclui o cardiologista. Ainda segundo ele, o estilo de vida não saudável, envolto ao estresse, são as formas mais comuns de desenvolver doenças cardiovasculares.

Outro fator importante da alimentação saudável é o bom funcionamento intestinal. No intestino humano, encontra-se a microbiota intestinal – formada por um conjunto de bactérias benéficas com função essencial ao sistema imunológico – sendo assim responsáveis pelo controle da multiplicação de patógenos causadores de doenças. Dessa forma, essas bactérias funcionam como barreiras naturais a doenças. Com isso, o médico destaca que, na pandemia de COVID-19, o uso de probiótico pode promover a regulação do sistema imunológico, em função do risco de agressão que este vírus promove no corpo humano, mas não é fator excludente para a infecção, podendo apenas otimizar a resposta imunológica.

0 comentários
0 FacebookTwitterWhatsappEmail

O açúcar é o adoçante mais popular do mundo, mas apesar do sabor que confere aos alimentos, pode ser desencadeador de muitas doenças se o consumirmos em grandes quantidades e faz parte da lista de alimentos brancos que podem ser considerados “um veneno” para o organismo.

O alto consumo de açúcar pode causar obesidade, doenças cardíacas, diabetes, entre outras complicações, razão pela qual os especialistas em saúde recomendam que você reduza o consumo e opte por adoçantes mais saudáveis.

Aqui, compartilhamos quatro adoçantes naturais para reduzir o consumo de açúcar:
Stevia: é um adoçante natural que contém menos calorias que o açúcar e não promove ganho de peso. É extraído das folhas do arbusto Stevia rebaudiana e é recomendado por especialistas porque não aumenta os níveis de glicose no sangue.

Açúcar de coco: além de adoçar os alimentos, o açúcar de coco contém uma pequena quantidade de fibras e nutrientes que favorecem o organismo, mas como é rico em frutose deve ser consumido com moderação. Esse açúcar é extraído do néctar das flores do coqueiro.

Mel: o mel contém antioxidantes, vitaminas e minerais benéficos ao nosso organismo, é um grande aliado para tratar problemas respiratórios e fortalecer o sistema imunológico, enquanto adoça os preparados.

Melaço: é semelhante ao mel, mas é extraído da cana-de-açúcar. Possui nutrientes que apoiam a saúde do coração e dos ossos e podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Tal como acontece com o mel, um pequeno lanche é suficiente para substituir o açúcar.

fonte: informebrasil.com.br

0 comentários
0 FacebookTwitterWhatsappEmail

Às vésperas do Dia Mundial da Alimentação, HCor reforça importância de uma dieta equilibrada para a prevenção de doenças cardíacas

Dieta cardioprotetora? Conheça receitas aliadas para a saúde do coração

Risoto, massa, carne de porco. Dá para comer tudo isso sem colocar em risco a saúde do coração? De acordo com a pesquisadora do maior estudo de nutrição clínica já realizado no Brasil no HCor, Ângela Bersch, a resposta é sim. E, segundo a especialista, que tem formação em Nutrição, a estratégia está justamente na chamada Dieta Cardioprotetora Brasileira (Dica BR), criada pelo Instituto de Pesquisa do HCor em parceria com o Ministério da Saúde.

Para ela, o segredo da dieta cardioprotetora é não restringir o cardápio, mas, sim, promover algumas adaptações em receitas. Tudo ingerido na medida certa, valorizando os ingredientes mais saudáveis e em porções que correspondam às necessidades diárias de cada paciente.

“A frequência no consumo de determinadas comidas precisa ser equilibrada, a fim de não aumentar os níveis de glicemia, colesterol, pressão e também o peso, considerados fatores de risco para as doenças cardiovasculares”, explica.

Pensando nisso, às vésperas do Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro, o HCor destaca algumas receitas mais saudáveis e super saborosas, preparadas com ingredientes aliados na manutenção da saúde cardíaca. 

leia mais: paranashop.com.br

fonte: Paranashop

1 comentários
0 FacebookTwitterWhatsappEmail
Postagens mais antigas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceito Leia mais

Política de privacidade e cookies