Nutricionista indica 5 chás para ajudar na retenção de líquido 

*Nathi Loyola, nutricionista 

A retenção de líquido é muito comum entre as mulheres. Ela contribui para o inchaço na barriga e as temidas celulites aparecem, além de se instalarem nas pernas, os pés ficam inchados. Alguns fatores podem fazer com que você retenha líquidos, como, por exemplo:  alterações hormonais, sedentarismo, consumo de sal e produtos industrializados em excesso são as causas mais comuns. 

Como saber se você está com retenção de líquido, pressione seu polegar por 30 segundos na perna ou tornozelo, ou na barriga e após tirar o dedo continuar marcando, bem provável que esteja com retenção de líquido. 

Por isso, separei 5 chás para te ajudar no combate a retenção. Vale ressaltar que precisa incluir no seu dia a dia uma alimentação saudável e prática de exercício. 

1 – Chá  Cavalinha e Chá-verde 

Benefícios: Cavalinha tem ação diurética e digestiva, ela é muito indicada para quem tem ansiedade. Já o chá-verde, tem a função de antioxidante, auxilia no metabolismo, ajudando na saciedade. 

Modo de preparo: 1 colher de sopa de cada para 500ml de água, ferva a água e depois coloque as ervas. Deixe o chá tampado  por 5 minutos para ter mais aproveitamento das ervas. 

2 – Chá de folha de louro e casca de abacaxi 

Benefícios: Folha de louro ação anti-inflamatória e digestiva. Já a casca do abacaxi tem ação diurética e é rica em vitamina C.

Modo de preparo: 1 colher de sopa de cada para 500ml de água, ferva a água com a casca de abacaxi e depois coloque as ervas. Deixe tampado por 5 minutos para ter mais aproveitamento das ervas.

3 – Chá dente de leão e gengibre

Benefícios: O dente de leão tem ação diurética e desintoxicação do organismo. Já o gengibre possui ação termogênica e digestiva. 

Modo de preparo: 1 colher de sopa de cada  500ml de água, ferva a água com gengibre e depois coloque as ervas. Deixe tampado por 5 minutos para ter mais aproveitamento das ervas.

4 – Chá de hibisco e funcho

Benefícios: O hibisco melhora a ação do fígado e é diurética. Já o funcho é mais conhecida como erva-doce que auxilia na digestão e na saciedade. 

Modo de preparo: 1 colher de sopa de cada para 500ml de água, ferva a água e depois coloque as ervas. Deixe tampado por 5 minutos para ter mais aproveitamento das ervas

5 – Chá de carqueja e erva-mate  

Benefícios: A carqueja  auxilia na  má digestão, prisão de ventre e na má circulação. Já a erva-mate auxilia no foco e na concentração, redenção de líquidos e gordura abdominal. 

Modo de preparo: 1 colher de sopa de cada para 500ml de água, ferva a água e depois coloque as ervas. Deixe tampado por 5 minutos para ter mais aproveitamento das ervas. 

Dica: consuma no máximo até 1 litro das receitas acima. Excesso não ira trazer mais resultado e pode trazer malefícios a sua saúde. 

Sobre a Loyola Concept — Nutrição e Saúde (www.loyolaconcept.com.br

Sucesso na internet, as irmãs Nathy e Adriana Loyola dão dicas valiosas para as pessoas que querem emagrecer sem dietas. Elas são fundadoras da Loyola Concept — Nutrição e Saúde, empresa responsável por atender milhares de pessoas a chegarem em sua melhor forma.  Nutricionistas e coaches por formação, elas têm um propósito de atender com excelência e de forma personalizada a necessidade de cada pessoa. Por isso, tiveram a ideia do “Nutricionista de Bolso”, sucesso da Loyola Concept, onde seus clientes aderem o programa e tem a experiência em ter durante dois meses uma delas à disposição, sanando suas dúvidas, dando dicas de alimentação e muito mais. 

Além de atender seus clientes no consultório (Rua Dr. Melo Alves, 89 – Cerqueira César), as irmãs também realizam palestras por todo o Brasil tratando sobre os assuntos: intestino, emagrecimento, motivação na dieta, Fitoterápicos, Diabetes, Saúde da mulher, libido, dicas na cozinha sem fogão, como empreender não área da saúde e Imunidade, entre outros.

Youtube: Canal Sem Dietas – https://cutt.ly/2gw8DbG 
Loyola Concept: @loyolaconcept 

Sobre as sócias-fundadoras:

Nathy Loyola (@nathaliloyola) é pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Instituto de Pesquisa e Gestão de Ensino a Saúde (IPGS). É especialista em adequações nutricionais na Medicina Integrativa pelo Instituto Dr. Lair Ribeiro também é bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário Nove de Julho (UNINOVE).

Nathi palestrou na ACSP na WebSerie “SOS EMPREENDEDORES” – Como se alimentar melhor na Pandemia, também na Jornada da Nutrição na Universidade Paulista (UNIP) e no Congresso Upxp com o tema Atuação da Nutricionista nas redes Sociais, além da ACSP com o tema Como alimentação pode influenciar na Alta Performance.

Também cursou o Mood and Food e a Sinergia dos Alimentos, fez a Extensão de Exames Laboratoriais no Instituto de Nutrição Avançada. Teve também um artigo científico publicado em 2019 sobre Cúrcuma na Prevenção da Diabete e Obesidade. Participou do Congresso de Atualização Comportamento Alimentar – IPGS, do Congresso Mindfull e Transtorno Alimentares – BFF Eventos, do Grupo de Estudo com ênfase em Emagrecimento pela UNIFESP, do 10º Congresso de Glúten Free e Fitoterápicos na área Clínica – E4 e do curso de Personal Diet – Escola Nutri New. Também participou dos cursos de Aprimoramento e uso de Fitoterápicos na área clínica – Escola Nutriente, do Curso de Suplementação de Nutricional na Prática de A a Zinco – Neurologia Geriátrica da UNIFESP, Curso de Transtornos Alimentares – Abordagem Nutricional – Módulo Básico e o Fit Summit Brasil – Fitoterápicos e sua atuação. Além do Curso de Extensão Universitária Medicina Hiperbárica da USP – Dietoterapia para pacientes cirúrgicos na Divisão Clínica Cirúrgica III.

Adriana Loyola (@loyola.adriana) é graduada em Nutrição e é pós graduada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo. Palestrou sobre saúde intestinal para gestantes em clínica FEMME – Saúde da Mulher em 2019, participou do trabalho acadêmico “PADRONIZAÇÃO DE FICHAS TÉCNICAS NA COZINHA DIETÉTICA DE UM HOSPITAL EM SÃO PAULO- SEMANA 2”. Apresentou-se no Congresso Multiprofissional III, no Centro Universitário São Camilo em 2018. Cursou “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos”, na Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – 2020. Também participou do Congresso Internacional de Mindful Eating 2018 e do Meeting de Nutrição Eficiente 2018.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *