Covid-19: saiba os impactos da doença no desempenho físico de recém-recuperados

As alterações causadas pela Covid-19 no corpo humano podem ser prejudiciais a curto, médio e longo prazo, especialmente em pacientes recém-recuperados que praticam atividades físicas. O médico infectologista e professor universitário Rodrigo Juliano Molina explica que a infecção por Covid-19 resulta em fenômenos inflamatórios que podem ser atenuados conforme o quadro clínico do paciente.

“O vírus Sars-Cov-2 promove um fenômeno inflamatório que leva a alterações nos órgãos, sejam pulmonares, que levam às alterações de trocas gasosas (se perdurarem, haverá lesão grave no pulmão, com aparecimento de fibroses, e o paciente terá comprometido sua função pulmonar), sejam no coração, onde na fase inflamatória pode ocorrer a miocardite, inflamação do tecido do coração, que desencadeia a arritmia, a inflamação das artérias coronárias e a formação de trombos. A própria Covid-19 leva à coagulação, por isso a formação de trombos e isquemias. As isquemias, diminuição da irrigação sanguínea, levam a um quadro de insuficiência cardíaca no futuro”, explica Rodrigo Juliano.

Segundo Molina, há pacientes com sintomas tardios, como fadiga e perda do olfato e paladar, que melhoram aos poucos. Fatores de risco, como comorbidades e idade avançada, podem intensificar a inflamação.

leia mais: jmonline.com.br

fonte: JMONLINE

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *