Açafrão: conheça os benefícios para o corpo e para a mente

Descubra o que açafrão (também conhecido como açafrão-da-terra ou cúrcuma) pode oferecer para a sua saúde

O açafrão (ou açafrão-da-terra ou cúrcuma) é uma planta herbácea da família do gengibre e que a partir dela é possível conseguir uma especiaria de mesmo nome que possui diversos benefícios, podendo ser usada tanto na culinária como para cuidar de nossa saúde.

Originário do sudoeste asiático, o açafrão vem despertando um grande interesse da comunidade científica devido aos diversos benefícios aparentes – e que vêm se mostrando verdadeiros ou ao menos promissores.

É sabido, por exemplo, que o açafrão possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. E há pesquisas que procuram investigar os efeitos da curcumina – o pigmento que dá cor e também é um componente ativo do açafrão-da-terra – diante do câncer.

A fim de espalhar a palavra do açafrão e fazer com que todos usufruam de suas qualidades, resolvemos contar para vocês sobre alguns benefícios dessa raíz. 

Veja a dica da Cláudia Marques – Nutricionista

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=sjeOA35vkgU[/embedyt]

 

O açafrão tem efeitos antidepressivos

Pesquisas têm demonstrado que a curcumina, componente ativo do açafrão, possui efeito positivo contra a depressão, essa doença silenciosa e que tem feito cada vez mais vítimas.

Há pesquisas que afirmam que o resultado da curcumina em pacientes depressivos é similar a de medicamentos antidepressivos, tendo a vantagem de não possuir efeitos colaterais, que são tão costumeiros a todo tipo de medicamentos.

O açafrão pode ajudar a prevenir o câncer

Há estudos pesquisando os efeitos da curcumina sobre o câncer e alguns deles têm evidenciado que o açafrão tem o poder de reduzir a angiogênese, agindo sobre a formação de tumores e contribuindo para destruir células cancerígenas.

Além disso, o seu fator antioxidante é capaz de proteger células que podem alterar o DNA celular, o que leva ao surgimento de células cancerígenas.

Pode até ser coincidência, mas há quem acredite que não é à toa que a Ásia seja a maior produtora e consumidora de açafrão no mundo e também o lugar onde há menor registro proporcional de casos de câncer.

O açafrão ajuda a cuidar do coração

Mais uma vantagem do fator antioxidante da curcumina, o açafrão-da-terra pode agir contra a oxidação do colesterol, que é o que leva os vaso sanguíneos acumularem placas endurecidas capazes de ocasionar um ataque cardíaco. Além de evitar a oxidação do colesterol, o que ajuda a proteger o coração, há estudos científicos que defendem que a curcumina reduz o risco de insuficiência cardíaca.

A propriedade anti-inflamatória do açafrão também pode ser benéfica para o coração, pois inflamações crônicas podem ser prejudiciais para órgão tão importante para o corpo humano, e o açafrão consegue inibir algumas das moléculas e enzimas que as causam.

Quer saber mais sobre como as inflamações crônicas podem prejudicar o coração? Nós temos essa matéria aqui que você pode conferir.

E caso você queria ser informar ainda mais, temos essa lista com 18 superalimentos que melhoram a saúde do coração.

O açafrão pode ajudar a prevenir o Alzheimer

Outro benefício incrível do açafrão é a possibilidade que ele possui de prevenir o mal de Alzheimer.

Como sabemos, o Alzheimer é uma doença terrível. Neuro-degenerativa, ela compromete as funções cognitivas, diminuindo as capacidades de trabalho e relação social, sendo uma das doenças responsáveis pela demência.

Como não termos uma tratamento eficaz para combater o Alzheimer, preveni-la é uma das melhores maneiras de enfrentá-la. E é aí que o açafrão-da-terra entra, pois a curcumina reduz o risco da doença por agir reduzindo a formação de placas amiloides, pois é justamente com o acúmulo de uma proteína chamada beta-amilóide que se origina o mal de Alzheimer.

Quer se informar mais sobre essa doença? Nesta matéria explicamos com mais detalhes o que é o mal de Alzheimer e quais são seus principais sintomas.

Leia mais: selecoes.com.br

Fonte: Revista Seleções

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *